Portal Municipal de Turismo de Biguaçu
Casa de Cultura

Centro Cultural Casarão Born

O Casarão Born é um monumento que representa um período importante do crescimento da cidade. Possui estilo teuto-brasileiro (estilo alemão, com lambrequim em madeira por todo o perímetro da cobertura e balcão na fachada principal e guarda-corpo de ferro trabalhado). Foi construído em 1891, por João Nicolau Born, o primeiro prefeito de Biguaçu até onde se tem registro e seu filho Lúcio Born para residência da família. Abrigou a sede da Sociedade Recreativa 17 de Maio, a Câmara Municipal de Vereadores e o Fórum da Comarca de Biguaçu. Compõe junto com o sobrado, o armazém (construção portuguesa) de secos e molhados à direita (atual Banco do Bradesco) e à esquerda o engarrafados de cachaça e depósito de farinha. É um bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santa Catarina (Processo de Tombamento nº. 076/94; proprietários Maria Aparecida Born e Carlos Henrique Born; Notificação 051/94; Decreto nº. 1.295, de 29 de outubro de 1996; averbado em 23 de maio de 2000 e desapropriado em maio de 2003). Atualmente abriga o Centro Cultural, espaço destinado a fomentar a cultura, composto por um centro de informações, que trabalha para informar o turista e visitante, a Academia Municipal de Letras, que estuda e propaga a literatura de forma semblântica além de dispor de aulas sobre a história do Município, uma biblioteca virtual com 10 computadores com acesso a internet, levando a todos os munícipes a oportunidade de conhecimento da Informática e dois salões para exposição, destinados aos artistas da terra.

Horário de atendimento:
Aberto das 13h às 22h durante a semana, e das 13h às 17h aos sábados.

Contatos:
cultura@bigua.sc.gov.br